quinta-feira, 22 de outubro de 2009

FUTEBOL e masculinidade...

O futebol é um esporte apreciado por todo o mundo! E bota apreciado nisso!!! No século XX, presenciamos a inauguração de inúmeros centros de ensino de futebol, ciclos de jogos, regionais, estaduais, federais, continentais, intercontinentais e, claro, um dos maiores torneios internacionais, promovido pela FIFA, a Copa do Mundo.

Mas porque o futebol é tão apreciado? O que faz tanta gente assim pelo mundo ficar correndo atrás de uma bola? O que os motiva a estar por horas como que numa hipnose ou estado de transe sem perda total da razão, assistindo ou participando do futebol?

No ínicio do século, o futebol era um esporte basicamente masculino, o que vem se modificando muito nos últimos anos. A mulher se interessa cada vez mais pelas torcidas, processo que se intensifica com sua emancipação e maior participação social em funções antes atribuidas apenas ao homem. Hoje é comum vermos mulheres berrando seus gritos de guerra, pulando, "se pegando" em tocidas organizadas, chingando, apostando e, apesar de paradoxal, mostrando até o "dedo do meio". Tudo em prol da defesa de seu time predileto.

Mas, haveria uma causa psicológica de auto-afirmação envolvendo a satisfação obtida pela vitória no futebol?

O esporte revela-se como uma ferramenta da afirmação de uma masculinidade. "Meter a bola no Gol" pode ser muito mais que apenas "acertar a bola no furinho" do time oposto. Não desejo fazer referência a uma masculinidade unicamente sexual! Não estou dizendo que as mulheres que apreciam futebol são lésbicas ou que os homens sentem um prazer homossexual ao acertar o "gol" do time oposto.

Entende-se aqui como masculinidade, o instinto de sobrevivência, de conquista! A seleção natural cumpre seu papel! Vencemos! Essa é uma legitimidade, sensação de superação, conquista, prevalência quase genética, perpetuação!

Um processo muito semelhante acontece entre os animais. Machos de um bando disputam as fêmeas do grupo através de verdadeiros torneios, exibições de seus dotes, danças e sofisticadas lutas ou lutas livres (quase... "vale tudo").

Assim, cumprimos, ainda que muitas vezes não reconheçamos devido o profundo grau de subjetividade, um dos papéis instintivos do ser humano, ainda que meio "racionalizado" através do método, pela satisfação da vitória no esporte, da obtenção de um título, da conquista de vida!

Um grande abraço musical a todos,

Espaço aberto para debates sobre as questões psíquicas motivadoras da prática tão dissenimada do esporte por todo o mundo. Deixe seus tópicos, comentários, questões, etc. Obrigado por sua participação neste fórum!

Nenhum comentário:

Postar um comentário